sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Na teoria

     Tenho uma revelação a fazer: É comprovadamente distante a teoria da prática! Logo, deixemos de lado toda ciência e voltemos as cavernas.
       Apesar de a grosso modo as pessoas pensarem que
as ciências econômicas (fala sobre escassez e falar sobre o que se pode fazer com o pouco que se tem é chato) e humanas (que só pra constar o pessoal do PSOL nem o PT inventou) serem matérias de qualquer curso superior, elas nunca prometeram resolver todos os problemas das pessoas no mundo, por mais que alguns autores como Adam Smith deixem isso subentendido em suas falas como as do livro "A mão invisível" de 1776, não ele não quer salvar o mundo.
     Fui e sou um crítico quando o assunto é "Teoria X Realidade", quando fiz meu TCC da primeira vez (reprovei na primeira vez, tentei mensurar a realização das expectativas do aluno que entrava no curso e o que saía o que não agradou muito) o fiz baseado no fato de que a universidade estava até então muito longe da realidade que eu vivia. Mas daí, dizer, que ser muito teórico é péssimo? Ou usar a justificativa de que no mundo prático (aquele mesmo que vivo falando nos textos aqui) as coisas são diferentes, é usar de argumento muito raso pra uma questão tão atual como a quantidade de informações que temos hoje e principalmente o como essa geração (aqui leia-se nós) vamos fazer com tudo isso. Já imaginou o mundo sem internet? O quanto em avanço se teria perdido?
     A prática é imprescindível na busca da perfeição, porém, antes lembre-se de ter esgotado a maioria das as suas alternativas de busca do conhecimento para se aplicar aquilo que se quer realizar ou está fadado a ser medíocre.
     A visão holística tão empregada no que tange a gestão empresarial é exatamente o que falta pra nossa geração. Analisar as coisas globalmente ( não estou falando territorialmente) ou seja usando toda essa informação disponível para a tomada das melhores decisões ou a simples construção de uma ideia/conceito.


Stephen Hopkins físico teórico 

Nenhum comentário:

Postar um comentário